terça-feira, 5 de junho de 2012

MISSÕES NO QUÊNIA

Conhecido por suas guerras e seus atletas, o Quênia se mostra um país extremamente fechado ao Evangelho e opressor aos cristãos. Mas, o Senhor tem levantado pessoas dispostas a sofrer pela causa do Mestre. Por exemplo, a família Matioli, povo simples e cheio do Espírito Santo que tem realizado um belo trabalho em terras Quenianas. Logo mais abaixo postaremos o Boletim de Oração do mês de Junho.

Amados,
Graça e Paz

“E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como”.  Marcos 4:26-27

É com muita alegria que mais uma vez estamos escrevendo para compartilhar um pouco daquilo que o Senhor tem feito em nossas vidas e ministério. As coisas estão bem corridas, mais estamos todos bem e não podemos deixar de escrever e dizer que continuamos precisando muito de sua participação e intercessão em nosso ministério.
Quando Deus trabalha!
MassaiChurch2012A pouco tempo visitamos uma Igreja Massai. Ali no meio das savanas em uma região afastada de tudo e de todos no Quênia, tivemos o privilegio de ter comunhão com irmãos e irmãs tão abençoados que chegaram até matar uma ovelha para nos receber e nos abençoar com um almoço muito gostoso. Foi um tempo muito abençoado e saímos felizes por ver o que Deus estava fazendo naquela região. Vendo aquela igreja uma pergunta vinha em minha mente: Como esta igreja foi plantada neste lugar e de onde vieram tantas pessoas para participar do culto? O Senhor me respondeu através desta parábola em Marcos 4 e me mostrou o que acontece quando Ele trabalha. Esta parábola da boa semente, mostra a maneira pela qual o reino de Deus avança pelo mundo. Quando a semente é plantada em um terra fértil ela cresce gradualmente: primeiro a erva, depois a espiga e então o grão. É um mistério, é um processo criado por Deus. O mais interessante nesta parábola é que o homem que a plantou não consegue entender este processo, pois é algo do sobrenatural de Deus. Assim, Jesus comparou o Reino dos Céus com este homem que plantou a semente e foi dormir. Este ensino de Jesus é tão simples e direto que nem mesmo precisa de uma explicação. Os discípulos de Jesus aprenderam a lição e quando começaram diligentemente semear este evangelho da graça de Deus, o Reino de Deus foi crescendo e se espalhando. Creio que precisamos confiar que Deus trabalha de forma sobrenatural para fazer a semente dar seus frutos. Esta igreja massai não foi plantada por nenhum missionário estrangeiro, o pastor da igreja é massai e fala apenas sua língua materna, a única certeza que tenho é que o Senhor usou alguém para trazer a semente do evangelho para este povo e mesmo não conseguindo entender como foi este processo, Deus fez isto de forma sobrenatural e fiquei maravilhado com o trabalho do Senhor. No meio do povo “S” temos semeado esta semente, hoje na ausência de resultados imediatos Deus me mostrou que não podemos desanimar nunca, pois nada pode impedir que a semente produza seu fruto e Ele trabalha de forma sobrenatural para fazer ela multiplicar. Creio que Deus permite que este processo seja assim para que “a excelência do poder seja de Deus e não de nossa parte” 2 Cor 4:7.
Ministério!
Nossos dias estão bem corridos, sabíamos que estar a frente de uma liderança não seria fácil, mais Deus tem nos dado graça e disposição. Além do cuidado dos missionários que já estão aqui, existe também muita coisa para preparar quando recebemos um novo missionário em nossa região. Se uma família o trabalho é maior ainda, pois temos que procurar por casa, arrumar a escola de línguas, escola para as crianças, apoio da igreja local e toda uma serie de preparações para treinamentos e orientações que devem estar prontos para receber o novo missionário e sua família. Todo este cuidado é crucial para eles e vai dar suporte para que eles possam ter toda uma estrutura adequada e tranquila para desenvolver o ministério que o Senhor os chamou para este país. Nos lembramos de quando chegamos e como tudo isto foi importante para nós, não tínhamos ideia de tudo que envolvia para receber um missionário, mais hoje vemos a importância em estar em uma organização que se preocupa muito com o cuidado missionário. Apesar de todo este trabalho ainda estamos conseguindo prosseguir com o projeto de distribuição de bíblias, tutoreando alguns missionários no ministério com o povo “S" e o treinamento de lideres locais que tem nos dado muito prazer.
No projeto de distribuição de bíblias, reafirmamos no começo de maio nossa parceria com a Aliança Bíblica do Quênia e eles continuarão a nos fornecer Bíblias com 50% de desconto, no entanto, tivemos que reorganizar nosso projeto para estar dentro das novas exigências deles. Agora teremos o curso chamado "Transformation" em Ingles e em Swahili "Maisha Mapya", um curso para jovens chamado "Gold Life". Como sempre fazemos, quem deseja uma Bíblia em inglês, swahili ou em sua língua materna tem que fazer um desses cursos conosco. No mês de maio conseguimos formar duas turmas e distribuímos 36 bíblias, a maioria deles fizeram o curso em Swahili: “Maishi Mapya”. Estamos agora vendo a possibilidade de poder continuar com o curso "Caráter de um Líder" e neste caso cada pastor ou obreiro ganhara no final do curso uma Bíblia de Estudo. Também estamos levantando recursos para comprar mais bíblias e poder oferecer estes cursos para mais igrejas. Outro desafio é que precisamos urgente de duas caixas de Bíblias na língua Massai e Kissi para duas comunidades muito carentes em regiões muito remotas onde praticamente não existem bíblias na igreja. Caso queira participar é só entrar em contato.
Também temos tido contato com vários lideres e preparando alguns treinamentos do Projeto IMO. Cremos que esta é uma das formas mais eficientes que temos trabalhado, preparar os nacionais para ganhar além de seu povo também os povos vizinhos que estão muito mais perto culturalmente. É um grande desafio e temos visto o Senhor trabalhar em nosso favor.
Quênia Contra o Terror:
No ano passado o Quênia junto com a união africana decidiu entrar em guerra contra um grupo radical que opera em uma determinada região já por muitos anos. A base deste grupo esta na Somália mais eles atuam em todo  Chifre da África, foi este grupo que atacou nosso projeto o ano passado. Com isto, o Quênia tem sofrido uma serie de atentados terroristas e nos últimos meses estes ataques se intensificaram conforme este grupo vai perdendo poder na Somália. A situação é bastante tensa na região e existe uma serie de medidas de segurança que devemos tomar para manter nossa segurança. Não existe nenhum expectativa que a situação melhore nos próximos meses e esta situação tem agravado ainda mais a crise econômica e política do país que caminha para as eleições no começo do próximo ano. Nossa oração tem sido para que o Senhor abençoe esta nação, seus governantes e todo o povo que esta sofrendo por toda esta situação. Apesar de toda esta situação nós estamos bem e confiantes de que nossa proteção vem do Senhor.
Pedidos de Oração:
  • Continue orando por nossos filhos.
  • Ore pelo nosso ministério de liderar e cuidar de um grupo de missionários na região central do Quênia.
  • Ore pelo projeto de distribuição de bíblias e pelos recursos que precisamos para comprar mais bíblias.
  • Ore para que o Senhor continue nos sustentando, nos dando saúde e acima de tudo proteção neste tempo de tensão aqui no Quênia.
  • Ore pelos treinamentos de lideres que estamos programando e pelos contatos que temos feito com  igrejas locais.
  • Continue orando por toda a questão de segurança que envolve nosso ministério no Quênia.
Fiquem na paz de Cristo!
Nós estamos felizes de mais uma vez poder compartilhar com vocês aquilo que esta acontecendo em nossa vidas e ministério, pois vocês são participantes juntos conosco desta grande obra que o Senhor esta realizando aqui no leste africano.
Louvamos a Deus por cada um de vocês.
Em Cristo Jesus nosso Senhor,
 
Pr. Ricardo, Tina, Felipe e Matheus Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas no Quênia.

Ajudem esta obra! 
Conheça mais acessando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo!